Tecnologia em Educação


A Dra, Cardoso é uma das pioneiras do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação no Brasil, tendo iniciado projetos a partir de 1996. Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento sempre se centraram na inovação tecnológica, em sintonia com as novas pedagogias e andragogias na área da saúde, especialmente, com a extensa experimentação e criatividade voltada à exploração das novas possibilidades que as mesmas podem oferecer na educação.

Entre 1989 e 1995, no Laboratório de Psicobiologia da USP de Ribeirão Preto, deu inicio ao seu interesse desenvolvendo vídeos instrucionais em técnicas de laboratório em neurobiologia.

A partir de 1996, com sua afiliação como pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, envolveu-se em diversos projetos, principalmente nas áreas de educação a distância (EAD) e desenvolvimento de recursos multimídia para apoio ao ensino. Desenvolveu reconstruções tridimensionais e atlas de navegação bidimensional usando o banco de imagens anatômicas e radiográficas Ser Humano Visível, da National Library of Medicine, publicações eletrônicas e sites de diversos tipos. Participou como docente do curso de pós-graduação Aplicações do Computador no Ensino Médico, em 1997-1998, e criou e coordenou o primeiro Centro de Educação a Distância em Saúde, também na UNICAMP.

A partir de 2000, e de forma mais dedicada a partir de sua transferência para o Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, em Campinas, SP, assumiu a direção da área de Educação do Instituto, desenvolvendo diversos cursos presenciais de capacitação docente em educação a distância em saúde, e exercendo a coordenação geral de todos os projetos de EAD do Instituto.

Na área de P&D, desenvolveu experiência com a mais ampla gama de tecnologias (Internet, videoconferência, webconferência, IP TV, IP Radio, publicações eletrônicas, e-books, sites de suporte, tecnologias interativas, sistemas de gestão acadêmica, etc. Inovou com novas técnicas de uso de vídeo on-line, aulas interativas, animações gráficas, entre outras.

 
 
 
 
 

 

 
Silvia Helena Cardoso, PhD