Divulgação Científica


A Dra, Cardoso dedica-se extensamente desde 1996 à divulgação científica para leigos, através de várias iniciativas pioneiras no Brasil, desde que assumiu o cargo de pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, em colaboração com seu fundador e diretor, o Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini.

Os seus primeiros trabalhos nessa área consistiram na criação, em 1997, de uma revista de divulgação científica na área de neurociências na UNICAMP, a primeira revista totalmente on-line do Brasil a receber uma identificação ISSN nessa área, a Revista Cérebro & Mente / Brain & Mind, totalmente bilingue em português e inglês. Na qualidade de editora-chefe e autora, a Dra. Cardoso atingiu uma importante posição de destaque e reconhecimento em nível mundial. Publicou como autora da Revista mais de 45 artigos de divulgação em neurociências e promoveu diversas inovações em revistas eletrônicas, tais como material multimídia (vídeos e texto audível de artigos), uma galeria on-line de arte e neurociência, um sistema de orientação a distância (Telementoring), o uso da revista na educação em neurociências, através de aulas on-line (Virtual Talks).

Ainda na UNICAMP, colaborou na criação, editoração e autoria de artigos na área de divulgação científica e técnica em informática em saúde, através das revistas on-line Informática Médica e Intermedic. Colaborou também na criação do Hospital Virtual Brasileiro, o primeiro portal vertical brasileiro da área da saúde, e nas revistas on-line com artigos para leigos, Saúde & Vida On-Line (SVOL), e NutriWeb (uma revista de ciências da nutrição).

Atualmente, a Dra Cardoso investiga o papel de novas tecnologias da Internet, como portais especializados, redes sociais e blogs na divulgação científica na área de neurociências do comportamento, através do Centro de Teleneurociências e do Instituto de Ciência da Felicidade, ambos do Instituto Edumed, onde é pesquisadora-chefe.

Ainda na área de desenvolvimento de publicações de divulgação científica, participou na criação de diversas revistas eletrônicas para laboratórios farmacêuticos, empresas na área de saúde, organizações não governamentais e outras.
 
 
 
 
 

 

 
Silvia Helena Cardoso, PhD